Matta: mal-estar da origem; origem do mal-estar


São poucas as informações confiáveis sobre os anos universitários de Matta. Menciona-se o fato de que teve aulas de pintura com um "pintor cubista" chileno, Hernán Gazmuri, que estivera na França e praticava um "cubismo" que consistia em geometrizar os temas clássicos. Segundo a opinião de alguns, esse teria sido o único vínculo de Matta com o ensino das artes plásticas, o que não é verdade. No Chile, o ensino de arquitetura inclui o ensino de artes plásticas. Era preciso reconstruir o ambiente de artes plásticas no qual Matta se desenvolvia, pois isso daria indícios de sua primeira relação com o desenho. Mas, sobretudo, há de se mencionar sua amizade temporã com o arquiteto Sergio Larraín García-Moreno, um dos fundadores do modernismo arquitetônico chileno, que introduziu as idéias da Bauhaus nos currículos de estudo de arquitetura, a partir da reforma liderada por ele mesmo, desde o início da década de 50.

É necessário evidenciar a importância de sua amizade com Sergio Larraín García-Moreno: esse arquiteto fez seus estudos secundários na França e na Suíça. Em Paris, conheceu Vicente Huidobro, que o apresentou socialmente a alguns artistas de seu círculo, o que representa um contato referencial propício a seu regresso ao Chile, em 1924, quando ingressa na Faculdade de Arquitetura. Em vista de sua educação e eminente posição de sua família, lhe é permitido completar o curso em três anos e meio. Forma-se em 1927, ano em que Matta ingressa na mesma Escola. No ano de 1929, Larraín torna-se professor e provavelmente acompanha muito de perto a elaboração da tese de Matta em 1933. Creio que Matta, por sua vez, conhece a tese de Larraín, um projeto para uma estação ferroviária, em que concebe·por exemplo ·uma sala de estar de 34 metros de comprimento e 75 de altura. Não existiam, no Chile, edificações como essa, com exceção da cúpula do Museo de Bellas Artes, de desenho absolutamente "beauxartiano", mas incorporando elementos da arquitetura metálica francesa. A cúpula do projeto de Matta teria esses antecedentes. E as relações com Larraín devem ter sido uma influência cultural, porque Larraín era uma das poucas personalidades da vida cultural de Santiago com uma perspectiva próxima à modernidade artística, que deve ter reforçado o desejo de Matta de deixar o Chile e desprezar uma bem-sucedida carreira de arquiteto.

Por meio do testemunho de amigos íntimos, sabe-se que, nesse momento, Matta teria montado uma loja de móveis e que ele mesmo desenhava a mobília. Seu irmão, Mario Matta, se tornará um dos grandes nomes na área de móveis e antiquários na reforma modernista do interiorismo no Chile. É provável que Matta tenha trabalhado para seu irmão, fornecendo-lhe desenhos. De fato, é nessa loja de móveis que fabrica, em madeira, a maquete do projeto de sua tese. É importante mencionar que Matta é reconhecido como decorador de sucesso; isso cria um impasse, em se tratando do filho de uma oligarquia em crise, que tem para si a incumbência de remodelar internamente as condições habitáveis de uma facção social que substitui sua classe no poder. Seu irmão, decorador e antiquário, negocia objetos de origem francesa e inglesa, chegados ao país na segunda metade do século XIX incorporados ao comércio de antiguidades, em conseqüência do progressivo desmoronamento de um modelo de vida que prevalecera até então.

No ano de 1933, Matta embarca para a Europa. A agressão da ditadura de Ibañez contra a oligarquia criou uma sensação de desarraigamento nas próprias famílias que historicamente eram referenciais na organização do poder, salvo aquelas que sabem reciclar suas habilidades e substituem a ruralidade pelas finanças e os novos investimentos na indústria. Nem a crítica européia nem a norte-americana sabem que, apenas em 1939, foi possível elaborar, no Chile, um projeto de desenvolvimento industrial consistente, que permitiu configurar uma estrutura estatal que funcionou até a crise de 1973. Em conseqüência, as transformações das classes sociais chilenas, na primeira metade deste século, são simbolicamente decisivas para compreender as modificações no campo das artes plásticas.